Fátima Colloda - Banheiros
Quarto Casal, um sonho de projeto!
Hoje falaremos sobre o ambiente mais íntimo de uma casa, o quarto de casal. Este deve representar o gosto e o estilo do casal, dosando os gostos e as necessidades de cada um, e sempre lembrando que este cantinho é pra relaxar e namorar ;) Para isso, é preciso sintonia e atenção em diversos pontos: escolha da cor das paredes, dos móveis, iluminação entre outros, que permitam a sensação de aconchego e intimidade.
Darei as dicas genéricas, mas lembrem-se cada ‘caso é um caso” e cada ambiente merece um projeto específico, pois sempre é preciso levar em conta o tamanho do ambiente, este determinará o quanto e como os modulados e complementos serão usados no projeto:
-Cor das paredes e do teto: Já no início poderá ocorrer divergências, afinal será preciso equilibrar o gosto dos dois, se de fato a escolha dar cor for “um problema” opte por cores neutras, que em geral agrada a todos, deixará o ambiente elegante sem dar aspecto feminino ou masculino. MAS... , se você é um (a) sortudo (a) e o parceiro topa suas escolhas, vale à penas investir nos tons quentes. Olhe com carinho as paletas de cores vermelhas e os tons terrosos. Se o quarto for grande podemos pintar todas as paredes no mesmo tom, num padrão de cor mais escura, mas se o quarto for pequeno opte por uma cor mais clara e apenas uma parede num tom mais forte. Quanto ao teto, use rebaixamento de gesso, pintado com o tradicional branco neve fosco;
-Papel de parede: Pra mim essa é uma escolha muito importante! Aqui você definirá o estilo que será aplicado ao seu quarto. O papel dá valor e requinte a qualquer projeto. Atualmente temos diversos padrões: romântico, moderno, retrô... etc, como quiser. Trabalho com a linha de papéis importados http://www.bucalo.com.br/categoria/colecoes/, prefiro estes aos nacionais. Os importados são laváveis e mais resistentes. Se o quarto for grande todas as paredes podem ser revestidas com o papel, já num quarto pequeno utilize o papel apenas na parede atrás da cama;
-Gesso e Iluminação: Se o teto do seu quarto não for de gesso invista já num belo projeto, com cortes retos e caixas para iluminação indireta. Intimidade é a palavra de ordem! No gesso providencie também os cortineiros para embutir cortinas.Torne o seu quarto mais agradável, local onde você entre e não queira sair. Para tanto precisamos: 01 ponto central c/ luz direta e forte, alguns pontos com spot’s de léd’s (distribuídos de acordo com o que quero valorizar no ambiente) e iluminação indireta embutida em alguns cortes no gesso. Ah,... e luz amarela sempre!
-Piso: Opte pelo modelos laminados ou tábua corrida. Fuja dos pisos frios/cerâmicas, não há nada pior do que acordar e colocar os pés descalços num piso frio. Deixe as cerâmicas para outros ambientes. Quanto a cor vai depender do estilo que você está usando e também do tamanho do seu quarto. Eu prefiro os laminados que imitam madeiras marrons ou tons médios.
Já “preparamos” o ambiente, agora vamos mobiliar!!
-Cama: Eis aqui a peça principal do quarto! A distribuição dos móveis será feita a partir da escolha dela, a cama. Atualmente temos no mercado 03 medidas de colchão:
A padrão: 1,38 x 1,88
A Queen: 1,58 x 1,98 e
A King : 1,93 x 2,03, há ainda outros modelos sob medidas. Eu não indico nada fora do padrão, você não achará roupa de cama e se achar será muito mais caro.
A escolha do tamanho da cama vai depender de 02 pontos:
1º O biótipo do casal, lembre-se ,você precisa dormir com conforto.
2º Tamanho do quarto. A medida do colchão não pode prejudicar a disposição do armário. É preciso circular pelo quarto.
Respeitando os 02 pontos acima, faça a escolha. Agora você precisa definir se usará colchão box ou cama tradicional. O colchão box é sempre indicado para quartos muito pequenos.
Eu prefiro as camas tradicionais e se o espaço permitir com uma bela peseira, mas se você precisa de espaço para guardar coisas, invista mesmo na cama/colchão base box baú que é uma excelente opção para guardar casacos, roupas de cama e até mesmo sapatos. Se usar o colchão c/ box opte por cabeceiras que lembrem cama ou mesmo os modelos estofados. Deixe os painéis de mdf para quartos de adolescentes e crianças. O seu quarto merece sofisticação, conheça a linha da Armil http://www.moveisarmil.com.br/categoria/por-ambientes/dormitorios/ .
-Armário para roupas: Independente do tamanho do quarto eu prefiro o armário modulado com portas de correr, aproveita melhor o espaço, deixa a decoração “mais limpa” e a profundidade de 62cm permite que as roupas penduradas no cabide não amassem. Internamente aposte em: nichos para roupas dobradas, cabides para pendurar blusas, vestidos e até mesmo calças, sapateiras e gavetas com frentes altas de vidro, com pelo menos 20cm de altura para guardar roupas dobradas. Para peças íntimas use gavetas mais baixas com +- 15cm de altura e com colmeia interna. Trabalho sempre com modulação 100% MDF e as corrediças das gavetas padrão telescópicas em alumínio. As portas de correr podem ser no padrão MDF ou ainda em vidro e/ou espelhos. Atualmente uso os vidros reflecta e espelhos tonalizados.
-Bancada de trabalho + penteadeira: Se você é um (a) sortudo (a) e o seu quarto tem espaço suficiente para cama, armário e uma boa bancada, não perca tempo faça da bancada de trabalho o local para TV e também o local dedicado a penteadeira. Assim uma só peça atenderá a várias necessidades. Projete a bancada com gaveteiro + painel de parede para TV e um espaço com espelho com uma boa iluminação para maquiagem.
-Ar Condicionado: Atualmente na região Sudeste é praticamente impossível dormir em pleno verão sem Ar Condicionado. Por isso, não é luxo é necessidade. Pesquise um Split com consumo econômico e o use no alto. Procure uma boa empresa de refrigeração e faça o orçamento.
- Criado - mudo e mesa lateral para cama: Essa peça é indispensável, você pode optar pelo decoração padrão que são 02 criados mudos iguais ao lado da cama, ou então uma opção mais divertida e moderna que é em um dos lados usamos 01 Criado-mudo com gavetas e do outro lado uma peça diferente que pode ser uma mesa lateral redonda, um baú, um banco... abuse nas formas e texturas.
-Cortina: Gosto muito dos modelos de persianas: Romana, Rolo e Plissada, mas se você não abre mão de dormir NO ESCURO, então faça a escolha certa : cortina tradicional de tecido c/ blackout.
-Dossel: Puro charme e romantismo para o seu quarto. O dossel é uma ideia antiga que já é usada a muito séculos, mas que nunca caiu de moda, o uso do dossel nas camas cria um ar romântico que nos remete a um passado de luxo e beleza dos quartos de rainhas e princesas.
Por outro lado podemos criar um tipo de dossel como uma tenda envolvendo a cama e lembrando os estilos dos países árabes.
Hoje em dia o que não falta são modelos e materiais que podem ser usados com essa proposta, basta usar a criatividade. O seu quarto ai ficar exótico e aconchegante. Essa proposta fica melhor em quarto grandes e arejados.
-Baú ou banco para peseira da cama: Gosto dessas opções pq são ótima como apoios, seja para apoiar a roupa separada para vestir, como tb para sentar e calçar um sapato, o baú é ainda mais funcional que nos permite guardar nele a roupa de cama que está no uso.
-Poltrona para Leitura ou Chaise Long : Hummm... um luxo, não?! Local para sentar, relaxar para ler ou ver TV e dá um toque todo especial ao quarto. Ao lado não esqueça de colocar uma bela luminária de piso.
- Manequim/Moullage: Além de belo é prático! Nada como já separar a roupa que vai usar no dia seguinte para trabalhar ou então aquela festa e já deixar vestida no Manequim. Decora e dá um toque de “atelier” ao espaço.
Fátima Colloda
Loja: Cozinhas & Interiores
Cabo Frio-RJ
Tel.: (22) 2645-2354
E-mail: cozinhaseinteriores@hotmail.com
|