Fátima Coloda . Decoração
COZINHA EM CORES
Em nossa última “conversa” falei sobre as mais variadas opções de estilo cozinha.
Agora, que tal darmos um toque de cor na sua cozinha??
Atualmente, o colorido está super na moda e quando se trata de cozinhas isso não é diferente. Já se foi o tempo em que a cozinha era aquela parte sem graça da casa, que passava despercebida.
Seja você extravagante ou discreta, sempre há como usarmos cor em toda a cozinha ou apenas em detalhes. Antes eram escassas as opções de cores, era sempre BRANCA ou MADEIRA e ainda assim sem misturar, era toda branca ou toda amadeirada. Caretinha! Caretinha!
Atualmente (ainda bem, neh?!), há MUITAS opções: variações de branco, bege, amadeirados (fundo marrom ou cinza) e ainda os chamados “coloridos” (vermelho, amarelo, verde, azul, laranja, rosa, etc..). Usamos não apenas em detalhes que compõe o ambiente, mas também em grandes partes dele, como no MDF dos armários, nos vidros das portas dos armários, um detalhe de aplicação de pastilha na parede, granitos sintéticos ou ainda nos eletros (um luxo!).
No início dos anos 2000 a tendência era os tons mais vibrantes como o verde limão e o laranjão, mas desde 2011 as cores “se acalmaram”,rs, talvez pq estejamos sempre tão eletrizados, as cores hoje estão fortes mas sem o aspecto neon que saltava aos olhos!
A aposta para 2013 segue o que foi a febre em 2012, continuamos com o Amarelo Ferrari, o Azul Miami e o Vermelho Ferrari. Sem deixar de lado os clássicos: preto, branco e marrom. Em cozinhas amplas podemos ousar e ter COR em toda ela. Já para cozinhas pequenas as cores fortes devem ser usadas preferencialmente nos detalhes, em algumas portas de vidro colorido por exemplo. Mas se você não tem medo de arriscar e sua cozinha é pequena, PODE usar bastante cor SIM!! Porém, para acertar é preciso que você dê muita atenção ao seu projeto de iluminação. Porque seja sua cozinha grande, média ou pequena ILUMINAÇÃO é essencial assim podemos ter MAIS cores em espaços compactos, sem torná-los sufocantes, mas pelo contrário fazer da cor um ingrediente a mais na sua cozinha, trazendo aconchego e requinte.
Os tons escuros exigem além da iluminação adequada uma ventilação especial. Isso porque o preto absorve mais a luz e calor. Assim, é necessário estudar bem o espaço disponível para que a cozinha não se transforme em um lugar desconfortável. Recomendo o uso de lâmpadas frias e quentes, para deixar o ambiente mais aconchegante, e a abertura de janelas grandes, para auxiliar na circulação de ar. Vale sempre lembrar que o espaço disponível para construir uma cozinha com cores fortes colorida ou mesmo preta NÃO precisa ser enorme “O preto pode dar a sensação de infinito, dependendo do uso” e como sempre digo: - Preto é ausência de cor! rs
Com as imagens abaixo tenho certeza que você vai se animar e DAR COR a sua cozinha e na sua vida!
Azul
É uma cor que possui efeito calmante, mas ao mesmo tempo vitalizante e nos dá a sensação de um ambiente refrescante.
Amarelo
É uma cor muito utilizada para dar luminosidade ao ambiente. Além de ser inspiradora também estimula as atividades mentais, o raciocínio e abre o apetite.
Laranja
Nos deixa alegre e passa uma sensação de bem estar, além de estimular a socialização, o divertimento e a criatividade
Verde
É a cor do equilíbrio, da estabilidade, da harmonia e tem efeito calmante e anti estressante, por isso nos relaxa
Vermelho
É uma cor estimulante e que tem ação poderosa sobre o estado de ânimo
Preto
É a cor da escuridão, uma cor forte e sóbria, sabendo usar essa cor os ambientes ficam com muita personalidade e sofisticados
ELETROS COLORIDOS PARA AMBIENTAR
Fátima Coloda - Cozinhas e interiores
Av. Teixeira e Souza, 1608 – Centro
Cabo Frio – RJ
E-mail: cozinhaseinteriores@hotmail.com
Tel./Fax: (22) 2645-2354
|