Michele Sedro - Espaços
Closet, um desejo que merece ser realizado.
Closet’s,... ahh... como não desejá-los? Tudo ali aos seus olhos, na mão, tão organizado, tão fácil e porque não, tão... requintado.
Você também sonha com um desses?
Eu posso te ajudar!!!
Para que tudo fique do seu “jeitinho” e atendendo todas as necessidades é preciso que você comece respondendo a algumas perguntas:
- Você tem um ambiente disponível para o projeto com pelo menos 5m²?
- Esse local é livre de umidade? Se isto não for possível, mande isolar a madeira com isopor para que esta não fique em contato direto com a parede.
- Tem circulação de ar?
- Qual estilo de roupa você usa mais?
- As roupas que você tem estão de acordo com o seu corpo e estilo de vida atual?
- Você guardará as roupas de cama, mesa e banho no closet também?
- Você precisa de espaço para malas?
- Vai usar cofre?
- Média de sapatos e qual estilo, c/ ou sem salto?
- Quantidade média de bolsas que serão guardadas no closet?
- Roupas longas? Quantas?
No meu dia a dia é a partir das respostas as perguntas acima e claro, considerando a medida do ambiente que dou os primeiros passos para a criação do projeto personalizado. E no decorrer do projeto, considero alguns pontos:
Dimensões:
O tamanho do closet deve variar de acordo com a necessidade do morador e o espaço disponível. As paredes laterais devem ter distância mínima de 1,90m uma da outra, permitindo que os armários tenham tenha pelo menos 0,60cm de profundidade e a área de circulação fique com 0,70cm de largura, espaço mínimo suficiente para uma pessoa.
Devemos considerar ainda algumas medidas de conforto, os cabideiros e prateleiras podem ser centralizados e as sapateiras e gavetas podem ocupar o espaço inferior. Recomendo ainda que a altura dos cabideiros fiquem em média com 1 metro e as gavetas com altura média de 20cm. As gavetas terão larguras e alturas determinadas pelos pertences que serão acomodados nelas. Em geral, considero que os nichos e prateleiras podem ter de 0,30cm a 0,40cm de altura, o que permite acomodar pilhas de roupas dobradas ou guardar objetos como bolsas. Na parte superior, as prateleiras podem ser um pouco maiores, com altura entre 0,50cm e 0,65cm para acomodar malas e caixas. Nos armários femininos é preciso deixar um espaço de 0,40cm de largura livre e uma boa altura (de acordo com a altura da cliente) para guardar vestidos longos.
Organização:
Um closet compartilhado entre homem e mulher precisa ter infraestrutura para acomodar as roupas dos dois. Do lado feminino, é preciso ter nichos específicos para guardar bolsas, maquiagem e sapatos, cabideiros altos para os vestidos longos, cabides para acomodar camisas e vestidos curtos. Paletós, camisas e calças masculinas têm que ficar pendurados em cabides, que podem ser colocados em cabideiros. Também é necessário ter um espaço dedicado às gravatas e aos sapatos.
A distribuição das roupas no closet determina a sua praticidade. As roupas e os acessórios precisam estar ao alcance das mãos do usuário do closet. Na parte de cima, ficam as peças que não são utilizadas diariamente, como malas e chapéus. Tudo o que é usado no dia a dia tem que estar organizado de forma prática.
Caso as prateleiras sejam altas, é indicado ter uma escada segura para manusear as peças.
Proponho sempre o uso de ganchos fixados em laterais ou na própria parede, para deixar aquela roupa que acabou de tirar e que deve ficar tomando ar antes de ser guardada.
Iluminação e ventilação:
A iluminação direta - que abrange todo o ambiente - é a mais indicada, já que facilita o contato com as roupas. Nas gavetas e sapateiras, por exemplo, é possível usar LED, que não esquentam. Mas, independentemente da lâmpada ou da localização, a luz precisa ser branca para não interferir na cor do tecido. O ambiente também precisa ser bem ventilado para evitar mofo e outros problemas.
Sempre indico prever a instalação de uma janela para a ventilação do closet, dou preferência à parede oposta da porta de entrada. A janela deve ficar no alto, próxima ao teto, serve apenas para trazer ventilação e iluminação natural para o ambiente sem deixar que a luz solar incida diretamente nas roupas.
Caixas organizadoras e cofre:
As caixas organizadoras podem ser usadas para guardar documentos no armário sem fazer bagunça. E elas ainda podem decorar o closet, desde que sejam feitas de um material que harmonize com o móvel. Outro detalhe a se pensar é no uso de cofres. Indico a compra de cofres médios (tipo usado em hotéis), fixado na parede e projetado para ficar escondido.
Portas e Espelhos:
Na grande maioria das vezes uso no vão de entrada do closet uma porta de correr, com pelo menos uma das faces revestida com espelho. Prefiro o uso de porta suspensa (sem o trilho no chão) para deixar a passagem livre. Esse tipo de porta é mais prático, além de economizar espaço para circulação.
O espelho é fundamental para que o closet fique completo, deve ser instalado de forma que a pessoa possa se ver desde os pés até a cabeça. Se o espelho não puder ser usado na porta de entrada, reserve dentro do closet ou muito próximo a ele um espaço para colocar um generoso espelho.
Penteadeira / Camarim:
Se o a pessoa que for usar o closet for uma mulher, sempre considero o uso de uma penteadeira dentro do closet. Projeto um cantinho charmoso, seguindo o estilo da cliente que pode ter um “ar romântico” ou até mesmo “cara de camarim”. Ali ficarão organizadas as joias, maquiagens e perfumes, tudo refletido por um espelho bem iluminado.
Para ter conforto ao se maquiar indico o uso de uma pequena poltrona com um belo tecido estampado em frente à penteadeira. Vale lembrar, que para se arrumar e se maquiar dentro closet é preciso espaço e boa ventilação. Por isso, no projeto do quarto defino o ar condicionado considerando o espaço do closet.
Revestimentos e cores:
O closet é um espaço onde normalmente o usuário está descalço, o carpete, tapetes e pisos laminados são boas pedidas para o piso.
Para os armários recomendo o uso de MDF, uma opção moderna, resistente, fácil de limpar e não perde a tonalidade com o tempo. Hoje no mercado há diversos padrões e cores. Aconselho o uso do branco para ambientes muito pequenos e tons amadeirados para closet’s amplos.
Aposte em detalhes em papel de parede ou apenas pinte uma parede com uma cor diferente para deixar o closet mais moderno.
Michele Sedro.
Do Lar Cabofriense Móveis Ltda / Cozinhas e Interiores
Cabo Frio- RJ
TEL.:(22) 2645-2354
FAX: (22) 2644-6323
|